Será que você sofre de complexo de inferioridade?
O termo popular "Complexo de Inferioridade" foi criado na Psicanálise por Sigmund Freud e consiste em um conjunto de ideias que foram recalcadas (reprimidas) no inconsciente das pessoas principalmente durante a infância.
Um conteúdo repreendido (ou recalcado) é um processo psíquico cujo recordações, sentimentos, emoções, ideias e desejos desagradáveis ou inaceitáveis são excluídos da mente consciente mas, permanecem no inconsciente.
Esse complexo acaba atuando sobre as atitudes humanas, provocando:
👉 sentimentos de culpa;
👉excessiva carga emotiva com relação a pensamentos de baixa estima;
👉 frequente sensação de inadequação;
👉constantes frustrações em decorrência da desvalorização das capacidades e habilidades pessoais.
Esse estado pode ser provocado por vários motivos, que podem ser reais ou até imaginários, como por exemplo um defeito físico, uma situação econômica ou social difíceis ou ainda até pelas lembranças de um suposto (ou real) fracasso perante um obstáculo.
Em muitas ocasiões, as pessoas tentam compensar (ou disfarçar) este complexo de inferioridade, adotando formas de viver em que exageram e exaltam a própria personalidade. Possuem também grande tendência à serem arrogantes, megalomaníacos, e ainda grande preferência por ostentações.
Em resumo, o acúmulo de "não pode", "não faça", e expressões do gênero, repetidas várias vezes, em especial na fase infantil, acabam sendo guardadas - involuntariamente - pelo inconsciente.
Como é possível resolver o Complexo de Inferioridade?
Através de uma auto reflexão e, principalmente, utilizando técnicas da Psicanálise e em alguns casos, a título paliativo inicial - da Hipnose (hipnoterapia), de modo que a Psicanálise ajuda a descobrir as origens psíquicas que originaram o complexo e a Hipnose elimina inicialmente os sintomas.
Não se sinta mal. O complexo pode sim ser tratado, melhorando a qualidade de vida das pessoas.. Imagine você.. através de técnicas científicas, comprovadas e largamente experimentadas, conseguir desvencilhar o que tanto lhe incomoda. Porque as causas, sem dúvida, estão no profundo do inconsciente.