Em se tratando de alimentação, muitas pessoas sentem a fome da verdadeira carência alimentar com a fome de origem emocional. Neste artigo vamos falar sobre a fome de origem EMOCIONAL.
Algumas pessoas ao apresentarem quadros emocionais deixam de se alimentar o suficiente. Entretanto, a grande maioria das pessoas que apresentam a fome de origem emocional, comem para reprimir uma emoção negativa ou preencher um vazio emocional. Por esse motivo você pode comer muito e não se sentir saciado(a), pois na verdade, este tipo de fome - a emocional - nunca foi falta de comida.
Alguns exemplos:
👉após discutir com alguém, devora uma, duas, barras de chocolate;
👉 após um dia estressante no trabalho, decide chegar em casa e se entupir de sorvete.
👉talvez se sentindo com tédio, senta na frente da TV e devora um pacote de salgadinhos.
Uma causa provável também pode ser transtorno psíquico, com origem na fase oral, quando ainda se é criança. Nesses casos, um acompanhamento Psicanalítico é um dos métodos mais indicados.
Como é possível diferenciar a fome física da fome emocional?
A fome de origem emocional é súbita e urgente. Já a fome de origem física é aumenta de forma gradual e paciente. A fome emocional não se consegue saciar, enquanto a física sim.
Algumas situações e sentimentos podem desencadear ou aumentar a fome emocional, tais como estresse, ansiedade, algum tipo de medo, nervosismo e por ai vai.
Uma das maneiras de controlar a fome emocional é, controlar e, principalmente descobrir - para tratar - as origens dos sentimentos e situações desencadeadoras da fome emocional.
Muitas pessoas que têm dificuldade em perder peso - ou se manter no peso ideal - podem estar na verdade comendo para saciar a fome emocional. Por isso, esforçam-se com dietas miraculosas, exercícios extenuantes e o resultado não aparece.
Logicamente que, com uma alimentação balanceada e controlada e a prática de exercícios físicos contribuem para a perda de gordura corporal, porém, detectar as causas da fome emocional é imprescindível.
(Gilberto Luiz de Souza - Psicanalista Clínico - Professor de Psicanálise - Hipnólogo)