Em 1900, Sigmund Freud escreveu um de seus mais famosos livros "A Interpretação dos Sonhos" o qual foi considerado um dos marcos iniciais da PSICANÁLISE. Antes da teoria de Freud, os sonhos eram apenas considerados como premonições ou meros simbolismos.
Porém, através de seus aprofundados estudos, FREUD descobriu que oscSONHOS podem ter influência sobre nossos pensamentos e atitudes. ALÉM DISSO, Freud descobriu que os SONHOS são CARACTERÍSTICAS ou REFLEXOS DE NOSSO Inconsciente.
Freud já trabalhava com a ANÁLISE DE SONHOS quando começou a constatar que o DESEJO INCONSCIENTE poderia nos sonhos se MANIFESTAR. E ele constatou isso em seus pacientes.
Freud também constatou, através de sua auto análise, de que o INCONSCIENTE se manifesta através dos SONHOS por meio das memórias da infância. Aos poucos Freud constatou que o INCONSCIENTE do adulto era na verdade formado pela criança em seu interior.
Uma das análises dos SONHOS é a ASSOCIAÇÃO LIVRE, que é uma das principais características de terapia da PSICANÁLISE.
No livro 'A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS", Freud revela que na verdade OS SONHOS SÃO A REALIZAÇÃO DE DESEJOS, desejos estes ESCONDIDOS e que muitas vezes não são realizados por imposição social, como costumes, cultura, educação, imposição religiosa, entre outros tabus. Na verdade estes desejos ficam recalcados e SOMENTE VÊM A TONA durante o sono, pois é neste estágio em que a MENTE CONSCIENTE relaxa e então o INCONSCIENTE tem maior autonomia em relação ao nosso consciente.
Para a PSICANÁLISE, o sonho nada mais é do que UMA VÁLVULA DE ESCAPE aos desejos mais secretos, desejos que nosso INCONSCIENTE mantém como um arquivo inacessível e, que se manifesta durante o sono, onde, conforme já descrito, o CONSCIENTE acaba "relaxando".
Para Freud e toda a Psicanálise, o sonho tem um conteúdo manifesto e latente, o que ele chamou de TRABALHO DO SONHO e se manifestam através de quatro mecanismos: CONDENSAÇÃO, DESLOCAMENTO, DRAMATIZAÇÃO e SIMBOLIZAÇÃO.
A condensação representa as lacunas do sonho. Muitas vezes na verdade estas lacunas indicam pistas de desejos e de acontecimentos.
O deslocamento é quando a pessoa se afasta de seu objeto real de valor, tentando se desviar da sua carga afetiva.
A dramatização é a imaginação da mente humana, pois ao sonhar, toda e qualquer razão acabam ficando de lado diferente de quando estamos acordados, por exemplo.
E por fim, a simbolização representa as imagens que aparecem nos sonhos, estão de certa forma relacionadas com outras imagens, a respeito de algo que a pessoa viveu ou desejou.
A PSICANÁLISE ajuda a você a se auto conhecer e a fazer a sua interpretação dos sonhos, baseado nos princípios científicos apresentados por FREUD. Para isso usa a ASSOCIAÇÃO LIVRE, onde a pessoa, vai descobrindo o que está em seu inconsciente e de certa forma, consegue entender a causa de muitos males, como angustias, medos, traumas e assim começar a resolvê-los.
(Gilberto Luiz de Souza - Psicanalista Clínico - Professor de Psicanálise - Hipnólogo)