Segundo a Psicanálise, todos nós herdamos de nossos pais um temperamento, sendo que esta herança se manifesta de forma CONSCIENTE ou INCONSCIENTE.
Mas, o que é temperamento? Como o nome já diz, podemos afirmar que é "o tempero" que cada pessoa tem. É um aspecto da personalidade que aponta as particularidades do comportamento. O estudo do temperamento iniciou pelo menos à 4 séculos antes de Cristo, por Hipócrates, pai da Medicina.
Basicamente, existem quatro tipos de temperamentos: SANGUÍNEO, FLEUMÁTICO, COLÉRICO e MELANCÓLICO e, obviamente o ser humano geralmente apresenta pelo menos traços de 3 deles, sendo um deles o que mais se destaca.
Uma das causas na dificuldade em perder peso ou a manutenção do peso pode ser o seu temperamento, que se manifesta de forma inconsciente. Um exemplo disso, são de várias pessoas que fazem a cirurgia bariátrica e, após dois ou três anos adquirem novamente gordura corporal.
Devido a forte atuação do temperamento, muitas pessoas não conseguem perder peso, devido à sua natureza comportamental (e inconsciente), apresentando, por exemplo, ansiedade, medos, angustia, o que dificulta na manutenção do peso ou na perda do mesmo.
Nos casos onde a dificuldade em perder peso está associada a problemas emocionais, temperamentais ou comportamentais, onde o INCONSCIENTE prevalece, o uso de várias terapias, como por exemplo, sessões de Psicanálise e até mesmo Hipnose, pode ser uma das soluções.
Um detalhe: como pode um portal voltado à Psicanálise, estar mencionando - e até sugerindo - o uso da Hipnose.
A "guerra" entre Psicanálise e Hipnose, na verdade e em nosso ponto de vista, é pura tolice.
Na verdade são técnicas diferentes e, dependendo o caso e o tipo de transtorno psíquico uma pode ser mais adequada que a outra.
Não é o tema deste artigo mas, somente para complementar de forma resumida a diferença "básica" entre as técnicas psicanalíticas e hipnóticas. Enquanto a Hipnose "tira" os sintomas, a Psicanálise descobre a origem da desordem e atua para uma ressignificação.
Por exemplo: um fumante contumaz quer parar de fumar e não consegue. Então com o uso da Hipnose, consegue deixar de fumar. Porém, a origem Psíquica da vontade de fumar continua latente em seu inconsciente, sendo que irá "desaflorar" em outro sintoma, como por exemplo, comer mais, roer unhas. Neste sentido atua a Psicanálise, que vai procurar o motivo da desordem geral.
Mas voltando ao tema do artigo.
Mas em que a HIPNOSE pode ajudar a perder peso, emagrecer?
Através de várias técnicas científicas, a hipnose ajuda:
- aliviar traumas relacionados à alimentação ou ao peso;
- diminuição da ansiedade ;
- diminuição da compulsão por comer doces;
- aumentar a disciplina;
- a diferenciar a fome física (da real necessidade) com a fome emocional (quando comemos mesmo estando satisfeitos mas por desordens emocionais como medos, ansiedade, angustias).
A PSICANALISE, em se tratando a dificuldade em perder peso, vai ajudar você a se descobrir e, a mergulhar no seu inconsciente e trabalhar os fatores que dificultam sua perda ou manutenção de peso.
(Gilberto Luiz de Souza - Psicanalista Clínico - Professor de Psicanálise - Hipnólogo)