Sinais de que está na hora de você conhecer as verdades sobre si.

 


Olá, que  bom que você teve coragem e chegou até esta página. Já é um sinal de que você quer se sentir melhor. Já é o primeiro passo.

Todos sabemos, pela abordagem Psicanalítica, que os processos inconscientes do nosso psiquismo predominam sobre a mente consciente e, por este motivo os conflitos e traumas muitas vezes passam despercebidos por nós. Entretanto, o Inconsciente emite sinais e manifestações, sendo que é sim possível descobrir o que está guardado na mente inconsciente. A Psicanálise é a Ciência que torna consciente (mostra a verdade) aquilo que está Inconsciente.

Apresento a seguir, alguns indícios prováveis de que se está na hora de conhecer as verdades sobre cada um de nós. 

Você acha que tem que fazer tudo sozinho(a)

Você está confuso(a)

Você está ou se sente deprimido(a)

Não tem um senso de direção - não sabe que rumo tomar

Você perdeu a motivação

Entrega-se a vícios prediletos

Não gosta ou sente que não gosta de si mesmo

Nada parece funcionar

Tem sensação de urgência o tempo todo

Está ou se sente sobrecarregado(a) 

Está adiando as coisas que sabe que precisa fazer

Está ficando muito tempo no passado

Sente-se prestes a sofrer um acidente ou ser vítima de uma tragédia

Você tem a sensação de que ninguém presta atenção em você ou de que ninguém lhe ouve.

Sente-se desesperado(a)

Nada lhe parece interessante

Tem vontade de dormir mesmo quando não se sente cansado(a). Ou tem a sensação de estar sempre cansado(a)

Sente-se nervoso(a)

Perdeu a esperança ou a confiança.

As coisas parece que perderam a graça.

Está se sentindo obstinado(a) ou vingativo(a)

Sente que as pessoas lhe estão interpretando mal.

Sente como se estivesse em dois lugares ao mesmo tempo.

Parece que as pessoas estão lhe enganando.

Estes podem ser apenas alguns indícios que podem aparecer quando o inconsciente está tentando lhe enviar sinais através de alguns sintomas.

Antes de continuar, gostaria de reproduzir uma frase de Sigmund Freud, sobre isso: " Tal qual as coisas físicas, as psíquicas não são necessariamente aquilo que parecem ser na realidade"

Antes de tudo:  se  permita explorar seu mundo interior de forma autêntica e sem julgamentos. 

Faça uma auto-reflexão e autoquestionamento. Isso vai ajudar a descobrir suas verdades internas e a se conectar com sua essência. 

Lembre-a de que o processo de autoconhecimento é contínuo e que cada descoberta pode trazer clareza e crescimento pessoal.

Se você tem a sensação de que ninguém presta atenção em você, é importante lembrar que essa percepção pode ser influenciada por diversos fatores, como insegurança ou baixa autoestima. A Psicanálise sugere que você explore esses sentimentos e busque compreender as possíveis origens dessa sensação. 

Uma estratégia que pode ajudar é trabalhar na construção de relacionamentos saudáveis e significativos. Procure se envolver em atividades que lhe interessem e que possibilitem interações com outras pessoas. Além disso, é importante expressar suas necessidades e emoções de forma clara e assertiva, para que os outros possam compreender e responder adequadamente.


Lembre-se de que cada pessoa tem suas próprias preocupações e responsabilidades, e nem sempre é possível que todos estejam atentos o tempo todo. No entanto, ao se valorizar e se conectar com os outros de maneira autêntica, você aumenta as chances de receber a atenção e o reconhecimento que deseja. E mesmo assim, pense: a opinião dos outros é apenas a opinião dos outros.

O tema é solo fértil para discorrermos por muito tempo. Mas o importante é a essência. Lembre-se: questione-se sobre todos os sinais acima, aqueles que se caracterizam mais com seu atual momento e tire um tempo para pensar sobre cada um deles. Pergunte-se: é isso mesmo? O que eu posso fazer para mudar isso?

Interessante é fazer estes questionamentos, de forma relaxada, já quase indo dormir ( de preferência deitado). DEIXE QUE SEU INCONSCIENTE LHE REVELE as respostas. Com certeza na manhã seguinte você já começará a encontrar as respostas. Repita este exercício quantas noites forem necessárias. O crescimento intelectual é gradativo... e constante!

Acompanhe nosso blog... veja nossas postagens. ELAS ESTÃO AQUI PARA AJUDAR. Abraço fraterno..

(Gilberto Luiz de Souza - Psicanalista Clínico - Professor de Psicanálise - Hipnólogo)




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato